Um dos maiores erros teológicos já
propagados, que já ficou tão famoso e conhecido que até parece que é bíblico, é
a crença de que o crente passará a eternidade no Céu (onde o eterno
YHWH habita), o famoso “morrer e ir para a glória”. Contudo, em lugar
nenhum as Escrituras dizem ou deixam entender que o salvo irá passar a
eternidade no Céu (onde o eterno YHWH habita). O que elas ensinam é que
O ETERNO (YHWH) fará uma nova terra, que não servirá de enfeite, mas para ser
habitada:
“E vi um novo
céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não
existe” ( Apocalipse 21:1)
“Porque, eis que eu crio novos céus e nova terra; e não
haverá mais lembrança das coisas passadas, nem mais se recordarão” ( Isaías
65:17)
“Porque, como os novos
céus, e a nova terra, que
hei de fazer, estarão diante da minha face, diz o Eterno, assim também há de
estar a vossa posteridade e o vosso nome” ( Isaías 66:22)
“Mas nós, segundo a sua promessa, aguardamos novos
céus e nova terra, em que
habita a justiça” ( 2ª Pedro 3:13)
Se a primeira terra O ETERNO
(YHWH) “não a criou sozinha, mas a formou para que fosse habitada” (Isaías
45:18), quanto mais a nova terra, que é a terra transformada para
que seja a habitação dos santos! Se o homem vive hoje na terra e O
ETERNO (YHWH) fará uma nova, só pode ser porque viveremos na
nova terra no futuro. Isso porque a cidade celestial de que tanto falamos de
fato está no Céu ( onde O ETERNO YHWH
habita) hoje,
“preparada” para o dia em que será habitada pelos santos ( Hebreus 11:16),
mas descerá do
Céu para ser habitada pelos remidos aqui na nova terra:
“Eu, João, vi a santa cidade, a nova
Jerusalém, que descia do céu, da parte do O ETERNO (YHWH), adereçada como uma esposa ataviada para o seu
marido” ( Apocalipse 21:2)
Portanto, não somos nós que
subiremos e vamos habitar na cidade celestial, é a cidade celestial que desce
para a nova terra! E o verso 3 complementa essa ideia, dizendo:
“Ouvi uma forte voz que vinha do trono e dizia: ‘Agora o tabernáculo do O
ETERNO (YHWH) está com os homens,
com os quais ele viverá. Eles serão os seus povos; o próprio ETERNO (YHWH) estará com eles e será o seu Deus’” (
Apocalipse 21:3)
Como vemos, não são os homens que estarão com o Eterno
no Céu, é O ETERNO (YHWH), quem estará com os homens na terra! O tabernáculo do Eterni,
que hoje se encontra no Céu, futuramente estará “com os homens”, isto é, aqui
na terra. Foi por isso que Jesus(YAUSHA) disse que os pobres herdarão a terra, e não o Céu:
“Bem-aventurados os humildes, pois eles
receberão a terra por
herança” ( Mateus 5:5)
Jesus(YAUSHA) não disse que
a herança futura dos justos será habitar no Céu, mas na terra! É evidente que
todas essas passagens não se aplicam apenas ao milênio, mas a todo o período
eterno. Apocalipse 21:1-3 é pós-milenar, e fala de coisas que
acontecerão após o milênio. Mateus 5:5 não é uma referência apenas
a um período de mil anos, mas ao período eterno, pois Jesus retirou tal citação
do Salmo 37:29, que diz:
“Os justos
herdarão a terra e nela habitarão para sempre” (Salmos 37:29)
Não diz que os justos herdarão
a terra por mil anos e depois irão para o Céu, ou que irão para o Céu
imediatamente após a morte, mas que herdarão
a terra para sempre. Por incrível que pareça, alguns imortalistas tem a
ultrapassada ideia de que nós estamos hoje na terra, vamos para o Céu após a
morte, voltamos para a terra no milênio e depois voltamos de novo para a
eternidade no Céu! Essa confusão imortalista não tem base bíblica alguma, pois
as Escrituras são claras em relatar que a herança do justo é a terra, que será
transformada na criação da “nova terra” prometida pelo Eterno.
A esperança dos judeus da
época de Cristo sempre esteve baseada na crença do Reino do Eterno vindo,
ou seja, do Eterno um dia estabelecer Seu Reino de forma visível aqui na terra
através de Yausha, seu Filho, onde ele estiver, estaremos, passaremos a
eternidade. Isso fica claro quando vemos a esperança que José de Arimateia
tinha a este respeito:
“José de Arimatéia, membro de destaque do Sinédrio, que
também esperava o Reino do Eterno,
dirigiu-se corajosamente a Pilatos e pediu o corpo de Jesus” ( Marcos
15:43)
Os judeus estavam esperando
o Reino do Eterno vir a eles, e não que eles mesmos fossem ao
Reino do Eterno na morte. É por isso que o próprio Senhor Jesus(YAUSHA) disse:
“Pois eu lhes digo
que não beberei outra vez do fruto da videira até que venha o Reino do Eterno” ( Lucas
22:18)
Na oração modelo do Pai
Nosso, ele nos ensinou a orar: “venha o teu Reino,
seja feita a tua vontade...” ( Mateus.6:10). Quando oramos
pedindo que “venha o teu Reino”, não
estamos pedindo a vinda apenas de uma pessoa (segunda vinda de
Cristo), mas de um Reino. Esse Reino que virá nada mais é senão
aquele mesmo Reino que João viu descer dos céus e se estabelecer na nova terra
no Apocalipse (Ap.21:2), que é chamado de “a nova Jerusalém”. Jesus( YAUSHA)
não orou para que ele voltasse, nem disse “venha o teu Filho”, mas que viesse o
próprio Reino, em
sua forma física e visível, como viu João e como esperavam os judeus.
Isso explica o porquê que
vemos tantas vezes no Novo Testamento a menção de que“o Reino de Deus está próximo” (
Lc.10:9; 10:11; 21:31; Mc.10:15), que
quer dizer que esse Reino do Eterno está chegando, que já está perto a hora em
que o Reino chegará e será estabelecido aqui na terra. O Reino do Eterno já
havia chegado em sua forma espiritual (Lc.11:20), pois ainda não era o tempo de
vir em sua forma visível
(Lc.17:20), uma vez que em
sua forma visível ele ainda não havia chegado, mas estava “próximo” (
Lc.10:9; 10:11; 21:31; Mc.10:15), sendo estabelecido somente após o milênio (
Ap.21:1-3).
Foi por isso que, ao chegar
em Jerusalém, Jesus(YAUSHA) teve que “contar-lhes uma parábola, porque o
povo pensava que o Reino do Eterno ia se manifestar de imediato” (
Lc.19:11). Aquelas pessoas acreditavam que já estava na hora do Reino do Eterno
se manifestar em sua forma visível, da Jerusalém celestial descer do Céu e do
período eterno ter início, e por isso Jesus(YAUSHA) teve que contar uma
parábola em que dizia que somente iria voltar “depois de muito
tempo” ( Mt.25:19). A crença não era de morrer e ir para o Céu no momento
da morte, mas se baseava na expectativa do estabelecimento visível do Reino do Eterno aqui na terra, por toda a
eternidade.
Quando O ETERNO (YHWH) criou
o homem originalmente, ele não o criou no Céu, mas na terra. Portanto,
seria mais condizente que, na restauração de
todas as coisas ( Mt.19:28), o padrão original do Eterno para com a Sua criação
fosse restabelecido com o homem em um Paraíso terreno. Adão e Eva foram criados
na terra em um lugar específico, chamado “Jardim do Éden” ( Gn.2:15),
mas foram expulsos de lá com a entrada do pecado no mundo, de modo que hoje
esse Paraíso se encontra com o Eterno no Céu (Gn.3:23,24; Ap.22:2,17).
Então, o que acontecerá
quando houver a restauração de todas as coisas, quando o
pecado for finalmente expulso do mundo? Esse Paraíso irá descer do
Céu e voltar para a posse dos seres humanos regenerados (Ap.21:2), assim como
eram Adão e Eva antes do pecado. Seria incoerente que o Eterno tenha criado o homem originalmente na terra
para que na restauração do modelo original fosse mudado para o Céu. Nenhum
escritor bíblico jamais expressou desejo de ir para o Céu, o que eles almejavam
era uma vida eterna. O Reino dos céus é o Paraíso celestial que hoje se
encontra no Céu, mas que descerá para a terra após o milênio ( Ap.21:1-3).
Ao partirmos desta vida, nos
encontraremos com Cristo no juízo após sermos ressurretos, e logo então
ocorrerá o reencontro com os santos vivos arrebatados, junto a Jesus(YAUSHA)nos
ares. Cristo vem com os seus santos (1Ts.4:14)
porque estes santos foram ressuscitados primeiro ( 1Ts.4:16). Então, após o
encontro entre os santos vivos arrebatados e os mortos ressurretos, YAUSHA
descerá à terra para estabelecer seu Reino milenar, quando a terra desfrutará
de mil anos de paz.
Em seguida, haverá a ressurreição
dos ímpios (Ap.20:5), que se reunirão e marcharão contra o Cordeiro e os santos
na cidade de Jerusalém (Ap.20:8), e serão devorados pelo fogo consumidor que
cairá do Céu (Ap.20:9). Neste momento, todo o Universo é transformado pelo
poder regenerador de Deus, novos céus e nova terra são feitos, e a cidade
celestial, o Paraíso que estava no antigo Céu, descerá para a nova terra, onde
habitaremos para sempre com o ETERNO (YHWH) E SEU FILHO. Toda essa visão também
é compartilhada até mesmo por muitos pastores, que nem sempre tem coragem
suficiente para admitir isso, pois seria negar um mito histórico que é a crença
de morrer e ir para o Céu, que não possui qualquer respaldo bíblico.
Estar com Cristo(YAUSHA) é
diferente de ir para o Céu, pois estaremos com Cristo ressurretos no juízo, e
não incorpóreos em um estado intermediário. Reino do Eterno ou Reino dos céus
também não é a mesma coisa do Céu em si. Quando a Bíblia fala do Reino do
Eterno, ela pode estar se referindo simplesmente ao Evangelho ( Mc.4:11; 4:26;
Lc.4:43; 8:1; 8:10; 9:11; 9:60), ou também ao Reino dos céus, que se refere ao
Reino que hoje está no Céu, mas que descerá para
a nova terra prometida após o milênio, quando a cidade celestial descer do Céu
e o próprio tabernáculo do Eterno estiver com os homens ( Ap.21:3).
Sendo assim, quando Cristo
disse em Mateus 5:3 que “bem-aventurados são os pobres em espírito, pois
deles é o Reino dos céus” (
Mt.5:3), ele não estava entrando em contradição com aquilo que ele mesmo disse
apenas dois versos depois, de que “bem-aventurados são os humildes,
pois eles receberão a terra por
herança”(Mt.5:5), nem tampouco estava dizendo que os humildes teriam um destino
eterno diferente do destino dos pobres de espírito, porque o Reino dos céus de
que ele falava descerá à terra para habitarmos nela para sempre.
Sendo assim, habitaremos na Jerusalém celestial (Reino dos céus) estabelecida
sobre a nova terra. É por isso que a nossa maior esperança, como diz Pedro, não
é de morrer e ir para o Céu, mas de que,“de acordo com a sua
promessa, esperamos novos céus e
nova terra, onde habita a justiça” ( 2Pe.3:13).
E é por isso também que o
apóstolo Paulo disse:
“Mas a nossa
cidade está nos céus, de onde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus
Cristo(YAUSHA)” (Filipenses 3:20)
Note que Paulo não disse que
nós vamos para o Céu, mas que a nossa pátria está nos céus. Essa cidade, que Paulo
diz que está hoje no Céu, descerá por ocasião do fim do
milênio, como diz João ( Ap.21:2), se estabelecendo na nova terra. Paulo
completa o pensamento dizendo que de lá (do Céu) nós também esperamos o Salvador
Jesus Cristo(YAUSHA). Esse “também” colocado aqui pelo apóstolo liga esses dois
acontecimentos, a descida de Jesus à terra e a descida da cidade celestial à
terra. Não é apenas Jesus (YAUSHA) que irá vir à terra,
mas também Jesus (YAUSHA). Diante do contexto, esse “também”
está relacionado à “nossa cidade que está nos céus”, a nova Jerusalém
celestial. Portanto, a crença de Paulo não era em morrer e ir morar no Céu para
sempre, mas era a expectativa da volta de Cristo e da descida de cidade santa
na nova terra prometida.
Infelizmente, a partir do
momento em que a mentira da imortalidade da alma começou a ganhar força nas
igrejas cristãs, essa realidade foi completamente distorcida e deturpada. As
pessoas de hoje em dia oram dizendo “venha o teu Reino”sem saber o que
isso significa. Têm em mente aquela versão popular da vida após a morte, onde a
expectativa do cristão é baseada na ilusão de se estar no Céu em um estado
incorpóreo entre a morte e a ressurreição, e não na visão realista bíblica da
vida corpórea e terrena após a ressurreição. Toda uma teologia escatológica
bíblica sólida foi destruída para dar lugar a um conto de fadas, onde espíritos
flutuam nas nuvens do Céu tocando flautas e conversando com os anjos, ao invés
do realismo bíblico onde a vida futura se dá através da ressurreição de um
corpo físico, para habitar em uma nova terra física,
embora transformada do pecado e dos pecadores.
Paz a todos vocês que estão
em Cristo.
POR FAVOR, COMPARTILHE ESTA MENSAGEM
COM TODOS (AS) QUE VOCÊ CONHECE. OBRIGADO.
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