quinta-feira, 19 de outubro de 2023





Uma das perguntas mais frequentes que me fazem é: "Como podemos saber que o cristianismo é verdadeiro quando existem todas as outras religiões no mundo? "
A primeira coisa que abordo é que o cristianismo bíblico não é uma religião, mas eu rapidamente passo em frente e digo que chegaremos a isso logo a seguir porque sinto que essa explicação é sempre melhor para sermos juntamente com o evangelho; o contraste entre o cristianismo e o tudo outras religiões ajudam a trazer clareza ao evangelho da graça.
Agora de volta à grande questão. Acredito que provar a verdade da Bíblia como um todo é a melhor maneira de fazer isto. Dentro disso você vai descobrir que o cristianismo é como Deus está trabalhando com os homens nos dias de hoje.
Agora a fé não é para ser cega. A fé deve estar enraizada na lógica, na razão e, principalmente, na verdade. Bem, então certamente tem de haver uma maneira infalível, certo? Provas tangíveis que todos podemos compreender que podem levar-nos à verdade? Claro que há.
Aqui está uma lista de vários ângulos que alguém poderia levar na sua jornada para descobrir a verdade. Por favor, saibam que estes serão difíceis para mim de resumir porque sinto como se eu pudesse fornecer exemplos infinitos em cada listagem.
Profecia:
A Bíblia é axiomática, o que significa que prova ser verdadeira. Se nunca pensaste nisto antes, a humanidade não é capaz de escrever tais profecias com milhares de anos de antecedência e fazê-las acontecer com precisão. Talvez uma chance aleatória possa permitir alguns durante um período tão longo de tempo, claro. Mas a Bíblia tem mais de 3.000 profecias e a contagem acontece. A única explicação é que essas são as palavras escritas de Deus.
Arqueologia:
Grandes descobertas foram feitas em relação a muitas das histórias do Antigo Testamento. Descobertas como a rocha fragmentada de Horeb, rodas de carruagem no fundo da travessia do Mar Vermelho, enxofre puro na localização geográfica de Sodoma e Gomorra, o topo negro do Monte Sinai com ambientes biblicamente precisos, até mesmo os restos da Arca de Noé completos com restos de animais/DNA.
História:
Não é segredo que Jesus Cristo existiu há dois mil anos, até o seu famoso ateu favorito reconhecerá isso. Então ele era apenas mais um lunático com reivindicações estranhas? Ou ele era realmente quem ele dizia ser, Deus em carne vindo para morrer pelo pecado do mundo? Há muitos relatos de testemunhas oculares e testemunhos de tudo isto, a propósito. Outro exemplo a considerar é o fato de que todas as culturas possuem uma inundação mundial com a qual até o nosso mundo natural concorda.
Ciência:
A Bíblia é um livro perfeito e cientificamente preciso. A busca da verdade nesta avenida é tipicamente a menos percorrida porque requer não só senso comum e habilidades de pensamento crítico, mas um desejo de verdade tão forte que é preciso superar uma vida de doutrinação e viés de confirmação. Compreender a cosmologia bíblica irá quase instantaneamente demolir a casa de cartas de Satanás enquanto proporciona uma forte validação à Bíblia.
Vista do Mundo:
Se a Bíblia é apenas um livro de contos de fadas e mentiras, por que é proibida em mais de 50 países? Por que Jesus Cristo é sempre objeto de zombaria religiosa em Hollywood? Porque é que o nome DELE é sempre blasfemado? Por que o nome de Jesus Cristo não pode ser falado em lugares como a NASA ou a Área 51? Porque é que a Bíblia conhece a condição do coração do homem e os desejos muito melhor do que o homem? Como é que a Bíblia prova ser o proverbial roteiro para a nossa realidade vezes sem conta ao longo da história humana?
É possível que qualquer um destes ângulos diferentes que eu listei possa ser suficiente para validar a Bíblia, mas imagine ter TODOS eles. As provas rapidamente se tornam esmagadoras! Se alguém se propõe a provar que a Bíblia é verdadeira (ou falsa), chegará sempre à mesma conclusão. Pelo desígnio de Deus, é assim que a verdade funciona.
Agora tive pessoas a dizer-me que já pesquisaram/consideraram todas as provas que lhes trouxe à atenção, mas ainda assim afirmam que não há provas para Deus ou que a Bíblia é verdadeira. Isto diz-me uma de duas coisas. É provável que eles nunca tenham ouvido falar da maioria desta informação, mas são demasiado orgulhosos/arrogantes para admiti-lo. Ou que estão a mentir a si mesmos sobre o assunto, e a sua dissonância cognitiva não lhes permitirá aceitar qualquer uma da verdade simplesmente porque não querem que seja verdade. Com estas pessoas, não há nenhuma quantidade de evidências (por mais perfeitamente apresentadas) que possam fazê-las chegar ao conhecimento da verdade. Em última análise, qualquer que seja o caso, é claro que eles não procuraram verdadeiramente a verdade sobre o assunto para si mesmos; ou têm uma mente fechada ou não dedicaram tempo/esforços. Como eu aludi acima, simplesmente não é possível ter todo esse conhecimento baseado em factos e mesmo assim negar honestamente a validade da Bíblia.
Não conheci uma única pessoa que considerasse não inteligente o suficiente para entender qualquer uma destas informações. Eu argumentaria que em mais de 99% dos casos de um Cristo rejeitar a vida, não é uma questão de intelecto... É um problema cardíaco.
Humilha-te. Perceba que você não sabe tudo. Admite que és um pecador que precisa de um salvador. Acredita que Jesus viveu uma vida sem pecado, derramou o Seu sangue pelos teus pecados, morreu e ressuscitou da sepultura três dias depois. Confie no trabalho redentor acabado de Cristo na cruz como se a sua vida dependesse disso, porque depende.
Jeremias 29:13 (KJB)
13 E buscar-me-eis, e me achareis, quando me procurardes de todo o vosso coração.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário