A denominada “Árvore de Natal” tem
origem remota na religião babilônica, sendo usada para representar Tamuz, nome
que significa “broto, rebento”, e que é uma clara falsificação do verdadeiro
Messias, o “broto/rebento” (hebraico:netser) de Yishai (Jessé) mencionado em
Isaías 11:1.
Moedas antigas foram encontradas
retratando um toco de árvore (que representa o morto Nimrod) e uma pequena
árvore que cresce nas proximidades (Tamuz). Os israelitas idólatras promoviam
seus rituais debaixo de árvores:
“... contudo em todo o outeiro alto e
DEBAIXO DE TODA A ÁRVORE VERDE TE ANDAS ENCURVANDO E PROSTITUINDO-TE.” Jeremias
2:20
“Somente reconhece a tua iniquidade,
que transgrediste contra YHWH teu Deus; E ESTENDESTE OS TEUS CAMINHOS AOS
ESTRANHOS, DEBAIXO DE TODA A ÁRVORE VERDE, e não deste ouvidos à minha voz, diz
YHWH.” Jeremias 3:13
Também era costume dos hebreus
apóstatas o enfeite da árvore para a adoração de ídolos:
“(...) Porque os costumes das nações
são desprezíveis;
Porque a ÁRVORE DA FLORESTA ele corta,
obra das mãos de um trabalhador com machado.
COM PRATA E COM OURO ELE A ENFEITA...”
(tradução literal de Jeremias 10: 3-4, diretamente do hebraico).
No texto acima, não fica claro se havia
o culto à própria árvore ou ao ídolo dela decorrente. Para alguns estudiosos, a
passagem transcrita refere-se ao enfeite da árvore com fins idólatras (vide
“All About Christmas 2,000 BCE to Date”, escrito por Ed Stevens e editado por
James Trimm).
Ensinam Ed Stevens e James Trimm que os
egípcios usavam palmeiras e os romanos PINHEIROS para a adoração de seus
deuses, o que posteriormente resultou na “Árvore de Natal” (“All About
Christmas 2,000 BCE to Date”, escrito por Ed Stevens e editado por James
Trimm).
A
utilização de árvores para fins idólatras tem origem remota na religião
babilônica. Muitos hebreus chegaram a prestar cultos profanos debaixo de
árvores, bem como enfeitá-las em homenagem aos deuses. Costume análogo foi
observado pelos egípcios e pelos romanos. Tudo isto terminou por ser
sincretizado na Árvore de Natal.
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