domingo, 7 de março de 2021

 

VOCÊ JÁ “CAIU DO CAVALO”?




 

Atos 9 :1-29

1 E Saulo, respirando ainda ameaças e mortes contra os discípulos do Senhor, dirigiu-se ao sumo sacerdote.

2 E pediu-lhe cartas para Damasco, para as sinagogas, a fim de que, se encontrasse alguns deste Caminho, quer homens quer mulheres, os conduzisse presos a Jerusalém.

3 E, indo no caminho, aconteceu que, chegando perto de Damasco, subitamente o cercou um resplendor de luz do céu.

4 E, caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues?

5 E ele disse: Quem és, Senhor? E disse o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões.

6 E ele, tremendo e atônito, disse: Senhor, que queres que eu faça? E disse-lhe o Senhor: Levanta-te, e entra na cidade, e lá te será dito o que te convém fazer.

7 E os homens, que iam com ele, pararam espantados, ouvindo a voz, mas não vendo ninguém.

8 E Saulo levantou-se da terra, e, abrindo os olhos, não via a ninguém. E, guiando-o pela mão, o conduziram a Damasco.

9 E esteve três dias sem ver, e não comeu nem bebeu.

10 E havia em Damasco um certo discípulo chamado Ananias; e disse-lhe o Senhor em visão: Ananias! E ele respondeu: Eis-me aqui, Senhor.

11 E disse-lhe o Senhor: Levanta-te, e vai à rua chamada Direita, e pergunta em casa de Judas por um homem de Tarso chamado Saulo; pois eis que ele está orando;

12 E numa visão ele viu que entrava um homem chamado Ananias, e punha sobre ele a mão, para que tornasse a ver.

13 E respondeu Ananias: Senhor, a muitos ouvi acerca deste homem, quantos males tem feito aos teus santos em Jerusalém;

14 E aqui tem poder dos principais dos sacerdotes para prender a todos os que invocam o teu nome.

15 Disse-lhe, porém, o Senhor: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido, para levar o meu nome diante dos gentios, e dos reis e dos filhos de Israel.

16 E eu lhe mostrarei quanto deve padecer pelo meu nome.

17 E Ananias foi, e entrou na casa e, impondo-lhe as mãos, disse: Irmão Saulo, o Senhor Jesus, que te apareceu no caminho por onde vinhas, me enviou, para que tornes a ver e sejas cheio do Espírito Santo.

18 E logo lhe caíram dos olhos como que umas escamas, e recuperou a vista; e, levantando-se, foi batizado.

19 E, tendo comido, ficou confortado. E esteve Saulo alguns dias com os discípulos que estavam em Damasco.

20 E logo nas sinagogas pregava a Cristo, que este é o Filho de Deus.

21 E todos os que o ouviam estavam atônitos, e diziam: Não é este o que em Jerusalém perseguia os que invocavam este nome, e para isso veio aqui, para os levar presos aos principais dos sacerdotes?

22 Saulo, porém, se esforçava muito mais, e confundia os judeus que habitavam em Damasco, provando que aquele era o Cristo.

23 E, tendo passado muitos dias, os judeus tomaram conselho entre si para o matar.

24 Mas as suas ciladas vieram ao conhecimento de Saulo; e como eles guardavam as portas, tanto de dia como de noite, para poderem tirar-lhe a vida,

25 Tomando-o de noite os discípulos o desceram, dentro de um cesto, pelo muro.

26 E, quando Saulo chegou a Jerusalém, procurava ajuntar-se aos discípulos, mas todos o temiam, não crendo que fosse discípulo.

27 Então Barnabé, tomando-o consigo, o trouxe aos apóstolos, e lhes contou como no caminho ele vira ao Senhor e lhe falara, e como em Damasco falara ousadamente no nome de Jesus.

28 E andava com eles em Jerusalém, entrando e saindo,

29 E falava ousadamente no nome do Senhor Jesus. Falava e disputava também contra os gregos, mas eles procuravam matá-lo.

 

 

Encontramos na Bíblia a história de um jovem que precisou “cair do cavalo”. Caiu da sua soberba e do seu orgulho para ser um maravilhoso instrumento nas mãos do Senhor. Seu nome é Paulo de Tarso.

Paulo vem do latim Paulus, que quer dizer “pequeno”. Tornou-se pequeno porque “caiu do cavalo”. Antes chamava-se “Saulo”, que quer dizer “ungido”. Ele sabia o significado do seu nome: e considerava-se o “próprio ungido”. Foi exatamente pelo orgulho espiritual que Saulo precisou “cair do cavalo” da sua autossuficiência.

 

Saulo devastava a Igreja; entrava nas casas e arrastava para fora homens e mulheres, para atirá-los na prisão (At 8, 1b-3). Observe a fúria desse jovem. Na verdade, tudo isso aconteceu porque Paulo permitiu, desde o dia em que viu o apedrejamento de Estevão, que um grande ódio invadisse seu coração. Isto o levou a cometer barbaridades que estão narradas nos Atos dos Apóstolos, por acreditar que estava fazendo a vontade do Criador.

 

Foi uma brecha que ele abriu! E na sua vida, qual brecha foi aberta? Talvez a revolta contra alguém da sua família, seu pai ou sua mãe, avó;  avô, tio (a), irmão, primo, um amigo (a),conhecido (a), uma situação afetiva que fez você se sentir rejeitado; se sentir humilhado(a),  um abuso físico ou psicológico, uma sexualidade desregrada ou o uso de drogas.

Enfim, o fato é que a brecha criou ressentimentos no seu coração, e satanás teve condições de entrar nele. E quando ele entra, faz um grande estrago, como fez em Saulo. Jesus ama a todos, Saulo não foi uma exceção. O Senhor o amou, conhecia o seu coração. Jesus viu o estrago que houve na vida dele, por ter dado brecha ao inimigo, e veio com poder para resgatá-lo.

Na língua hebraica, Jesus o chamou de “ungido”: Saul. Um “ungido” não poderia agir como Paulo. Mas, para Deus, ele era o Seu escolhido, o Seu ungido. Naquele momento, Saulo “caiu do cavalo”! E o Senhor lhe deu uma ordem: “Agora, levanta-te, entra na cidade, e ali te será dito o que deves fazer” (At 9,6).

 

Aquele jovem, que emanava ameaças e revoltas, é pego por Jesus e é transformado quando Ananias lhe impõe as mãos: fica cheio do Espírito Santo!

 

Esse mesmo Jesus ama e conhece você. Ele sabe qual brecha você abriu e o mesmo amor que teve por Saulo, tem por você. Saulo “caiu” do seu orgulho e, “caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia: ‘Saulo, Saulo, por que me persegues?’”(At 9,4).

Deus quer entrar na sua vida como entrou na vida de Saulo, mesmo que seja preciso fazer você “cair do cavalo”. Você não pode continuar com esse tipo de vida. Você é um eleito, um escolhido, como Saulo! O que Deus fez, mudando os rumos da vida de Saulo, quer fazer com você. Basta que você aceite!

 

Compartilhe esta mensagem com todos (as) que você conhece. Obrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário