Jezabel
é usada biblicamente como um tipo do “poder que causou a grande apostasia
medieval em sua época.
Jezabel foi esposa de Acabe, que
reinou sobre as dez tribos do norte de Israel de 874 a 853 a.C. Acabe
destacou-se pelo sucesso militar e político, mas era “fraco em questões
religiosas”, pois: “fez Acabe, filho de Onri, o que era mau perante o Senhor,
mais do que todos os que foram antes dele” (1 Reis 6:30). Ele escolheu casar-se
com Jezabel, filha de Etbaal, um sumo sacerdote e rei pagão.
Conforme
o relato bíblico referente a Acabe: “tomou por mulher a Jezabel, filha de
Etbaal, rei dos sidônios; e foi, e serviu a Baal, e o adorou” (1 Reis
16:30-31). “A malvada esposa de Acabe, Jezabel, provinha da cidade Fenícia de
Tiro, de onde seu pai havia sido sumo sacerdote e rei. Jezabel adorava ao deus
Baal”.1 Tomando em conta que Baal
simplesmente significa “senhor”2, Jezabel e Acabe introduziram uma
contrafação de Deus e de sua religião em Israel. Portanto, Acabe, “incitado por
Jezabel”, introduziu o culto a Baal em Israel (1 Reis 21:25-26).
Para
agradar a esposa, Acabe edificou um templo e um altar para Baal (16:32). E
promoveu, assim, a idolatria3, “até que quase todo Israel estava indo
após Baal”. “O Baal mencionado aqui era considerado o deus que enviava chuva e
fazia as colheitas crescerem. Os adoradores de Baal se envolviam em uma espécie
de fornicação sagrada no templo para louvá-lo como a fonte da vida. Às vezes o
povo até oferecia seus filhos a Baal como sacrifícios queimados (Jeremias
19:5)”.4 O casamento de Acabe com Jezabel
cumpriu uma agenda política e interesseira, mas não a vontade de Deus.
Biblicamente, aquela união foi um adultério espiritual e uma traição a Deus. A
influência deles, como lepra, aprofundou o sincretismo religioso e a apostasia
da nação. Ao mesmo tempo que o povo professava servir a Jeová, também servia a
Baal. Eles “coxeavam entre dois pensamentos” (1 Reis 18:21).
Sabemos que o Apocalipse também
menciona Jezabel e faz uma conexão dela à apostasia. O que significa isso?
Na mensagem de Cristo à Igreja de
Tiatira, Jezabel é citada: “Tenho, porém, contra ti o tolerares essa mulher,
Jezabel, que a si mesma se declara profetisa, não somente ensine, mas ainda
seduza os meus servos a praticarem a prostituição e a comerem das coisas
sacrificadas aos ídolos. Dei-lhe tempo para que se arrependesse; ela, todavia,
não quer arrepender-se da sua prostituição. Eis que a prostro de cama, bem como
em grande tribulação os que com ela adulteram, caso não se arrependam das obras
que ela incita” (Apocalipse 2:20-22).
Segundo
o Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, “assim
como Jezabel propagou a adoração a Baal em Israel (1 Reis 21:25), alguma falsa
profetisa da época de João estaria desencaminhando a igreja de Tiatira”.5 Só que deve se considerar que as
cartas às sete igrejas do Apocalipse também tem aplicação profética a sete
fases definidas da história do cristianismo.6 Quando “aplicada ao período de
Tiatira na história cristã, a figura de Jezabel representa o poder que causou a
grande apostasia medieval”.7
Que três lições a vida de Acabe,
Jezabel e Elias nos deixam?
Sobre
Acabe, “ele era fraco em capacidade moral. Sua união por casamento com uma
mulher idólatra de caráter decidido e temperamento definido resultou em desastre
tanto para ele como para a nação”.8 A utilidade de um homem para servir
a Deus e seu povo está intimamente relacionada com o caráter da pessoa que ele
escolheu para ser sua esposa e companheira.
A
respeito de Jezabel, podemos perceber o mal que esta mulher causou à vida de
Acabe e ao povo de Israel. Não é difícil concluir, portanto, que a influência
de uma mulher para o bem ou para o mal é comprovadamente decisiva. Por outro
lado, tomando em conta que Jezabel é usada biblicamente como um tipo do “poder
que causou a grande apostasia medieval”9, deveríamos evitar uma religião
sincrética que faz casamento entre cristianismo e paganismo, entre a verdade e
a mentira, e promove o adultério espiritual. “Não vos ponhais em jugo desigual
com os incrédulos; porquanto que sociedade pode haver entre a justiça e a
iniquidade? Ou que comunhão, da luz com as trevas?” (2 Coríntios 6:14-15).
Sobre o profeta Elias, devemos
lembrar que nos dias de Jezabel havia em Israel centenas de falsos profetas e
apenas um profeta verdadeiro. “Então, disse Elias ao povo: Só eu fiquei dos
profetas do Senhor, e os profetas de Baal são quatrocentos e cinquenta homens”
(1 Reis 18:22). Foi a presença e atuação desse verdadeiro profeta de Deus que
conteve a maré da apostasia em Israel.
Deveríamos
dar mais valor aos profetas verdadeiros e seus ensinos. Para isto, temos de
recorrer à Escritura para aprender a discernir entre o profeta verdadeiro e o
falso, ainda mais nesta época degenerada em que os de natureza fake se multiplicam. “Temos, assim, tanto mais
confirmada a palavra profética, e fazeis bem em atendê-la, como a uma candeia
que brilha em lugar tenebroso, até que o dia clareie e a estrela da alva nasça
em vosso coração” (2 Pedro 1:19).
Jesus
Cristo advertiu: “Vede que ninguém vos engane” (Mateus 24:5). “Levantar-se-ão
muito falsos profetas e enganarão a muitos” (verso 11). Outra preciosa lição é
que “o plano de Deus não é enviar mensageiros que lisonjeiem e adulem os pecadores”.10 Devemos ser humildes para nos
submeter a Deus e seus mensageiros. A propósito, em vez de gastar tempo com
novelas, não seria fantástico buscar a Palavra de Deus e entrar em contato
direto com a pura fonte da verdade?
Não
vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a
justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?
E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel?
E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.
Por isso saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor;E não toqueis nada imundo, E eu vos receberei;
E eu serei para vós Pai, E vós sereis para mim filhos e filhas, Diz o Senhor Todo-Poderoso.
2 Coríntios 6:14-18
E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel?
E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.
Por isso saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor;E não toqueis nada imundo, E eu vos receberei;
E eu serei para vós Pai, E vós sereis para mim filhos e filhas, Diz o Senhor Todo-Poderoso.
2 Coríntios 6:14-18
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