TETELESTAI
TETELESTAI
O Significado do Cordeiro Pascal Macho
QUEM FOI ELI?
Eli era descendente de Arão através
de Itamar
(cf. 1 Samuel 22:20; 1 Reis 2:27; 1
Crônicas 24:3) Mas sua descendência não é citada na lista de 1 Crônicas 6 por
causa do julgamento de Deus sobre sua família.
O sacerdote Eli e Samuel
Eli ministrava no Tabernáculo que
havia sido levantado em Siló após o tempo de peregrinação no deserto (cf. Josué
18:1; Juízes 18:31). Ele aparece na narrativa bíblica no episódio em que Ana,
esposa de Elcana, orou a Deus pedindo por um filho.
Inicialmente o sumo sacerdote Eli
mostrou certa falta de sensibilidade espiritual ao interpretar de forma
equivocada a atitude de Ana.
Ele pensou que aquela mulher devotada
estava embriagada (1 Samuel 1:14). Mas depois que ela lhe explicou suas razões,
Eli a despediu com uma bênção (1 Samuel 1:17).
Deus atendeu ao pedido de Ana e abriu
sua madre. Ana deu à luz a Samuel e tão logo cumpriu o voto que havia feito ao
Senhor. Ela levou o menino a Siló para ter uma vida dedicada ao serviço de
Deus. Isso significa que o pequeno Samuel ficou aos cuidados do sumo sacerdote
Eli (1 Samuel 3:1). Mais tarde, foi o próprio Eli quem instruiu Samuel quanto à
percepção da voz do Senhor que lhe chamava (1 Samuel 3:9). Naquele tempo Eli já
era um homem idoso (1 Samuel 2:22).
Os pecados dos filhos de Eli
O grande problema de Eli foi seus
filhos
. Ele era pai de dois homens
incrédulos, Hofni e Finéias. Como Eli já tinha a idade muito avançada, seus
filhos passaram a ter cada vez mais responsabilidades no serviço do
Tabernáculo.
Mas os dois filhos de Eli não tinham
qualquer temor a Deus e nem respeito pelo próprio pai. Eles transgrediam a Lei
de Deus de muitas maneiras. Eles violavam a regulamentação acerca das ofertas e
sacrifícios ao Senhor, e se apropriavam daquilo que era consagrado a Deus (1
Samuel 2:12). Além disso, eles seduziam as mulheres que se ocupavam de forma
voluntária de algum serviço relacionado ao funcionamento do Tabernáculo.
A prática pecaminosa e imoral dos
filhos de Eli era conhecida por todo o Israel e influenciava negativamente o
povo (1 Samuel 2:22-24). A Bíblia mostra a tentativa patética de Eli de
repreender seus filhos. Mas eles já estavam com suas mentes cauterizadas pelo
pecado e tinham atingido um nível de endurecimento tão profundo que o juízo de
Deus sobre eles era inevitável (1 Samuel 2:25).
O juízo de Deus à casa de Eli
Eli é sempre lembrado como uma figura
trágica que não tinha controle sobre sua própria casa. Embora ele não apareça
na Bíblia participando diretamente dos pecados de seus filhos, ele acabou
participando deles por omissão. O erro fatal que Eli cometeu foi o de honrar
mais os seus filhos do que ao Senhor. Além disso, parece que ele acabava se
beneficiando indiretamente do comportamento ganancioso de seus filhos (1 Samuel
2:29).
Por tudo isso Deus derramou seu juízo
sobre à casa de Eli. Antes, Ele enviou um profeta, sobre quem nada sabemos, mas
que anunciou o julgamento do Senhor. O homem de Deus denunciou a forma com que
Eli e seus filhos negligenciaram o serviço a Deus e desprezaram a grande dádiva
do ofício sacerdotal que lhes fora confiado.
Em seguida, o profeta avisou que a
linhagem sacerdotal em Israel não seria mais contada através de sua casa. Na
prática, isso significou que a linhagem sacerdotal passou a ser considerada
através da descendência de Eleazar, o outro filho de Arão. Essa mesma mensagem
foi novamente confirmada através do jovem profeta Samuel (1 Samuel 3:1-21).
Deus também avisou a Eli que seus
filhos morreriam no mesmo dia, e que ele seria o último homem idoso de sua
casa. Todos os outros haveriam de morrer no auge da idade (1 Samuel 2:32,33).
Mais tarde, muitos descendentes de
Eli foram dizimados durante o massacre promovido por Saul em Nobe (1 Samuel
22:17-19). Nos dias de Davi, os descendentes dos sacerdotes através de Eleazar
eram duas vezes mais numerosos do que aqueles que descendiam de Itamar, isto é,
da casa de Eli (1 Crônicas 24:4). Por fim, durante o governo do rei Salomão,
Abiatar, que descendia de Eli, foi retirado do sacerdócio e a casa de Eleazar
prevaleceu definitivamente (1 Reis 2:26-27).
A morte de Eli
A morte de Eli se deu num contexto de
verdadeira tragédia. Os israelitas estavam em guerra contra os filisteus e os
filhos de Eli levaram a Arca do Senhor à batalha como um tipo de talismã. Mas o
exército israelita foi duramente derrotado. Os dois filhos de Eli que seguravam
a Arca da Aliança foram mortos e a Arca foi capturada pelo exército inimigo.
Eli estava assentado numa cadeira ao
pé do caminho com o coração apertado – especialmente por conta da Arca do
Senhor que estava na batalha. Provavelmente ele sabia que o fato de seus filhos
perversos estarem responsáveis pela Arca, não poderia resultar em boa coisa.
Naquela ocasião ele já tinha perdido
a visão. Então um mensageiro da tribo de Benjamim foi até ele e lhe deu às más
notícias. O mensageiro avisou que seus filhos estavam mortos e que a Arca tinha
sido tomada.
Curiosamente o que realmente provocou
a reação que matou Eli foi a informação da perda da Arca, e não a morte de seus
filhos e a derrota do exército israelita. O homem que tinha vivido parte de sua
vida dando mais importância aos filhos do que tendo zelo pelas coisas do
Senhor, ironicamente acabou morrendo ao demonstrar maior preocupação pela Arca
de Deus.
A Bíblia diz que quando Eli recebeu a
notícia sobre a perda da Arca, ele caiu da cadeira para trás e quebrou o
pescoço. Quando sua nora grávida, a esposa de Finéias, ouviu as más notícias,
entrou em trabalho de parto. Ela deu à luz a um menino, e antes de morrer lhe
chamou de Icabô, dizendo: “Foi-se a glória de Israel” (1 Samuel 4:21). Ela
disso isso porque sabia que seu marido e sogro foram responsáveis pela
calamidade em Israel com a perda da Arca do Senhor. O sumo sacerdote Eli morreu
aos noventa e oito anos.
O legado de Eli
A Bíblia diz que Eli julgou Israel
durante quarenta anos. É possível que esse período de liderança de Eli tenha
coincidido, pelo menos em parte, com as ações de Sansão e com as atividades de
outros juízes daquele mesmo período (cf. Juízes 12-16). Durante todo esse tempo
ele esteve em Siló.
Certamente Eli ficou marcado na
Bíblia de forma negativa. Sua conduta nos ensina, principalmente, acerca do
perigo de não zelar pela obra do Senhor. E outras palavras, sua vida é um
testemunho de que devemos sempre priorizar a honra de Deus e não ser omisso ao
pecado.
Mas também é preciso reconhecer que
houve algo de bom na vida de Eli. Conforme observa R. L. Harris, Eli
corretamente exortou Ana à santidade e a abençoou por sua fé. Além disso,
certamente ele teve grande participação no crescimento de Samuel. Na verdade,
obviamente ele fez melhor com Samuel do que com seus próprios filhos.
FONTE: https://estiloadoracao.com/quem-foi-eli-na-biblia/
POR FAVOR, COMPARTILHE ESTA MENSAGEM COM
TODOS (AS) QUE VOCÊ CONHECE. OBRIGADO.
O Perigo de mentir e
tentar enganar o Eterno, vivendo segundo suas paixões...
Pecar e achar que nunca será punido(a)...
Os pecados dos filhos de Eli
Ora, os filhos de Eli eram homens
ímpios; não conheciam ao Senhor. APESAR DE SEREM SACERDOTES;
Porquanto o costume desses sacerdotes
para com o povo era que, oferecendo alguém um sacrifício, e estando-se a cozer
a carne, vinha o servo do sacerdote, tendo na mão um garfo de três dentes, e o
metia na panela, ou no tacho, ou no caldeirão, ou na marmita; e tudo quanto a
garfo tirava, o sacerdote tomava para si. Assim faziam a todos os de Israel que
chegavam ali em Siló;
Também, antes de queimarem a gordura,
vinha o servo do sacerdote e dizia ao homem que sacrificava: Dá carne de assar
para o sacerdote; porque não receberá de ti carne cozida, mas crua. se lhe
respondia o homem: Sem dúvida, logo há de ser queimada a gordura e depois toma
quanto desejar a tua alma; então ele lhe dizia: Não hás de dá-la agora; se não,
à força a tomarei. Era, pois, muito grande o pecado destes mancebos perante o
Senhor, porquanto os homens vieram a desprezar a oferta do Senhor.
Eli repreende seus filhos
Eli era já muito velho; e ouvia tudo
quanto seus filhos faziam a todo o Israel, e como se deitavam com as mulheres
que ministravam à porta da tenda da revelação. E disse-lhes: Por que fazeis
tais coisas? pois ouço de todo este povo os vossos malefícios. Não, filhos
meus, não é boa fama esta que ouço. Fazeis transgredir o povo do Senhor. Se um
homem pecar contra outro, Deus o julgará; mas se um homem pecar contra o
Senhor, quem intercederá por ele? Todavia eles não ouviram a voz de seu pai,
porque o Senhor os queria destruir. E o menino Samuel ia crescendo em estatura
e em graça diante do Senhor, como também diante dos homens.
Profecia contra a casa de Eli
Veio um homem de Deus a Eli, e lhe disse: Assim diz o Senhor: Não me revelei, na verdade, à casa de teu pai, estando eles ainda no Egito, sujeitos à casa de Faraó? E eu o escolhi dentre todas as tribos de Israel para ser o meu sacerdote, para subir ao meu altar, para queimar o incenso, e para trazer o éfode perante mim; e dei à casa de teu pai todas as ofertas queimadas dos filhos de Israel. Por que desprezais o meu sacrifício e a minha oferta, que ordenei se fizessem na minha morada, e por que honras a teus filhos mais de que a mim, de modo a vos engordardes do principal de todas as ofertas do meu povo Israel? Portanto, diz o Senhor Deus de Israel: Na verdade eu tinha dito que a tua casa e a casa de teu pai andariam diante de mim perpetuamente. Mas agora o Senhor diz: Longe de mim tal coisa, porque honrarei aos que me honram, mas os que me desprezam serão desprezados. Eis que vêm dias em que cortarei o teu braço e o braço da casa de teu pai, para que não haja mais ancião algum em tua casa. E tu, na angústia, olharás com inveja toda a prosperidade que hei de trazer sobre Israel; e não haverá por todos os dias ancião algum em tua casa. O homem da tua linhagem a quem eu não desarraigar do meu altar será para consumir-te os olhos e para entristecer-te a alma; e todos es descendentes da tua casa morrerão pela espada dos homens. E te será por sinal o que sobrevirá a teus dois filhos, a Hofni e a Finéias; ambos morrerão no mesmo dia. E eu suscitarei para mim um sacerdote fiel, que fará segundo o que está no meu coração e na minha mente. Edificar-lhe-ei uma casa duradoura, e ele andará sempre diante de meu ungido. Também todo aquele que ficar de resto da tua casa virá a inclinar-se diante dele por uma moeda de prata e por um pedaço de pão, e dirá: Rogo-te que me admitas a algum cargo sacerdotal, para que possa comer um bocado de pão. 1 Samuel 2:30
POR FAVOR,COMPARTILHE ESTAMENSAGEM COM TODOS(AS) QUE VOCÊ CONHECE. OBRIGADO.
Por Que Moisés Não Entrou na Terra Prometida?
Moisés não entrou na Terra Prometida porque num momento de impaciência ele não tomou a Palavra de Deus de forma apropriada. Consequentemente, ele falhou em reconhecer a santidade e a glória de Deus diante do povo.
O texto bíblico que explica por que Moisés não entrou na Terra Prometida está registrado no Pentateuco, no Livro de Números. A Bíblia diz que certa vez, durante a peregrinação do povo de Israel pelo deserto, faltou água para beber, e os israelitas ficaram muito irritados.
Então rapidamente eles começaram a murmurar e a fazer oposição a Moisés e a Arão. Ingratos com o livramento que Deus havia dado a eles ao tirá-los do Egito, e incrédulos mesmo depois de tantas demonstrações do poder de Deus, os israelitas começaram a falar que Moisés e Arão não deviam tê-los levado ao deserto.
De acordo com eles, teria sido melhor ter ficado no Egito, ao invés de morrer no deserto com fome e sede (Números 20:2-5). A verdade é que toda vez que os israelitas encontravam alguma dificuldade, eles reclamavam a Moisés e a Arão, questionavam a liderança deles, e lamentavam não terem permanecido no Egito.
O pecado de Moisés e a disciplina do Senhor
Diante da reclamação do povo, Moisés e Arão se prostraram na porta do Tabernáculo, e a glória do Senhor se manifestou a eles. Então Deus ordenou que Moisés pegasse a vara e, juntamente com Arão, reunisse a comunidade israelita. Diante do povo, eles tinham de falar a uma rocha, porque dela haveria de verter água para saciar todo o povo e os seus rebanhos (Números 20:8).
O problema foi que Moisés e Arão reuniram o povo conforme a ordem do Senhor, mas agiram de forma inconsequente. O texto bíblico registra a declaração de Moisés: “Ouvi agora, rebeldes, será que teremos que fazer sair água desta rocha para lhes dar?” (Número 20:10). Em seguida, o texto bíblico do Livro de Números diz que Moisés ergueu o seu braço e bateu com violência na rocha duas vezes com a vara, e água jorrou da rocha saciando a sede do povo e de seus rebanhos (Números 20:11).
Logo após a atitude imprudente de Moisés, veio também a repreensão da parte de Deus. A Bíblia diz que o Senhor falou a Moisés e a Arão: “Como vocês não confiaram em mim para honrar minha santidade diante dos filhos de Israel, por isso vocês não conduziram este povo para a terra que lhes dei” (Números 20:12).
Moisés não entrou na Terra Prometida
A declaração disciplinadora do Senhor nos ajuda a entender por que Moisés não entrou na Terra Prometida. Em primeiro lugar, Moisés deixou que o seu impulso tomasse a frente de sua fé. Quando isso acontece, o homem fica vulnerável a ponto de falhar em seu ponto mais forte. A Bíblia diz que Moisés era o homem mais manso da terra; mas naquele momento lhe faltou justamente a mansidão (Números 12:3).
Em segundo lugar, Moisés não obedeceu a ordem do Senhor. Deus havia dito para ele falar à rocha, mas ele fez diferente. Ele agiu com violência e feriu a rocha duas vezes. Então, em terceiro lugar, com sua atitude Moisés não apenas foi desobediente e impaciente, mas também desonrou a santidade de Deus diante dos israelitas.
Esse ponto é melhor compreendido à luz do simbolismo da rocha em conexão com o Senhor. Anteriormente Deus já havia se identificado simbolicamente com uma rocha ferida para saciar a sede do seu povo (Êxodo 17:6). E o Novo Testamento interpreta a rocha ferida por Moisés em Massa como uma figura de Cristo que suportou o castigo em prol do povo de Deus (1 Coríntios 10:4).
Por isso que mais tarde a atitude de Moisés ao ferir a rocha com violência quando Deus havia dito que ele apenas falasse à rocha, desprezava o profundo significado da manifestação do Senhor e não honrava a sua santidade.
Consequentemente, Moisés acabou usurpando o lugar de Deus fazendo conforme a sua própria vontade. Diante de toda a congregação de Israel, Moisés falou como se ele e Arão fossem os verdadeiros responsáveis por saciar a sede do povo fazendo sair água daquela rocha. Isso significa que inevitavelmente ele glorificou a si mesmo ao invés de glorificar o Senhor.
Então considerando todos esses fatores, podemos entender por que Moisés não entrou na Terra Prometida. Inclusive, o fato de Deus ter repreendido Arão na mesma ocasião, indica que ele também esteva envolvido no ato de seu irmão.
FONTE: https://estiloadoracao.com/por-que-moises-nao-entrou-na-terra-prometida/
POR FAVOR, COMPARTILHE ESTA MENSAGEM COM TODOS(AS) QUE VOCÊ CONHECE. OBRIGADO.
O PECADO DE ACÃ: COBIÇA EGOÍSMO, AVAREZA E DESOBEDIÊNCIA
1 Mas os israelitas foram infiéis com relação às coisas consagradas. Acã, filho de Carmi, filho de Zinri[a], filho de Zerá, da tribo de Judá, apossou-se de algumas delas. E a ira do Senhor acendeu-se contra Israel.
2 Sucedeu que Josué enviou homens de Jericó a Ai, que fica perto de Bete-Áven, a leste de Betel, e ordenou-lhes: “Subam e espionem a região”. Os homens subiram e espionaram Ai.
3 Quando voltaram a Josué, disseram: “Não é preciso que todos avancem contra Ai. Envie uns dois ou três mil homens para atacá-la. Não canse todo o exército, pois eles são poucos”. 4 Por isso cerca de três mil homens atacaram a cidade; mas os homens de Ai os puseram em fuga, 5 chegando a matar trinta e seis deles. Eles perseguiram os israelitas desde a porta da cidade até Sebarim[b], e os feriram na descida. Diante disso o povo desanimou-se completamente.
6 Então Josué, com as autoridades de Israel, rasgou as vestes, prostrou-se, rosto em terra, diante da arca do Senhor, cobrindo de terra a cabeça, e ali permaneceu até a tarde. 7 Disse então Josué: “Ah, Soberano Senhor, por que fizeste este povo atravessar o Jordão? Foi para nos entregar nas mãos dos amorreus e nos destruir? Antes nos contentássemos em continuar no outro lado do Jordão! 8 Que poderei dizer, Senhor, agora que Israel foi derrotado por seus inimigos? 9 Os cananeus e os demais habitantes desta terra saberão disso, nos cercarão e eliminarão o nosso nome da terra. Que farás, então, pelo teu grande nome?”
10 O Senhor disse a Josué: “Levante-se! Por que você está aí prostrado? 11 Israel pecou. Violou a aliança que eu lhe ordenei. Apossou-se de coisas consagradas, roubou-as, escondeu-as e as colocou junto de seus bens. 12 Por isso os israelitas não conseguem resistir aos inimigos; fogem deles porque se tornaram merecedores da sua destruição. Não estarei mais com vocês, se não destruírem do meio de vocês o que foi consagrado à destruição.
13 “Vá, santifique o povo! Diga-lhes: Santifiquem-se para amanhã, pois assim diz o Senhor, o Deus de Israel: Há coisas consagradas à destruição no meio de vocês, ó Israel. Vocês não conseguirão resistir aos seus inimigos enquanto não as retirarem.
14 “Apresentem-se de manhã, uma tribo de cada vez. A tribo que o Senhor escolher virá à frente, um clã de cada vez; o clã que o Senhor escolher virá à frente, uma família de cada vez; e a família que o Senhor escolher virá à frente, um homem de cada vez. 15 Aquele que for pego com as coisas consagradas será queimado no fogo com tudo o que lhe pertence. Violou a aliança do Senhor e cometeu loucura em Israel!”
16 Na manhã seguinte Josué mandou os israelitas virem à frente segundo as suas tribos, e a de Judá foi a escolhida. 17 Os clãs de Judá vieram à frente, e ele escolheu os zeraítas. Fez o clã dos zeraítas vir à frente, família por família, e o escolhido foi Zinri. 18 Josué fez a família de Zinri vir à frente, homem por homem, e Acã, filho de Carmi, filho de Zinri, filho de Zerá, da tribo de Judá, foi o escolhido.
19 Então Josué disse a Acã: “Meu filho, para a glória do Senhor, o Deus de Israel, diga a verdade. Conte-me o que você fez; não me esconda nada”.
20 Acã respondeu: “É verdade que pequei contra o Senhor, o Deus de Israel. O que fiz foi o seguinte: 21 quando vi entre os despojos uma bela capa feita na Babilônia[c], dois quilos e quatrocentos gramas de prata e uma barra de ouro de seiscentos gramas[d], eu os cobicei e me apossei deles. Estão escondidos no chão da minha tenda, com a prata por baixo”.
22 Josué enviou alguns homens que correram à tenda de Acã; lá estavam escondidas as coisas, com a prata por baixo. 23 Retiraram-nas da tenda e as levaram a Josué e a todos os israelitas, e as puseram perante o Senhor.
24 Então Josué, junto com todo o Israel, levou Acã, bisneto de Zerá, e a prata, a capa, a barra de ouro, seus filhos e filhas, seus bois, seus jumentos, suas ovelhas, sua tenda e tudo o que lhe pertencia, ao vale de Acor. 25 Disse Josué: “Por que você nos causou esta desgraça? Hoje o Senhor lhe causará desgraça[e]”. E todo o Israel o apedrejou, e depois apedrejou também os seus, e queimou tudo e todos eles no fogo. 26 Sobre Acã ergueram um grande monte de pedras, que existe até hoje. Então o Senhor se afastou do fogo da sua ira. Por isso foi dado àquele lugar o nome de vale de Acor, nome que permanece até hoje.
A “Síndrome de Acã”
E disse-lhes: Acautelai-vos e guardai-vos da avareza; porque a vida de qualquer não consiste na abundância do que possui (Lucas 12:15 — Almeida Corrigida, Fiel ao Texto Original, 2007).
Aumentar o patrimônio se torna uma mania[1] para alguns. — Testemunhos para a igreja, vol. 4, p. 490.
Estudo adicional: Patriarcas e profetas, pp. 493-498 (capítulo 45: “A queda de Jericó”); Testemunhos para a igreja, vol. 4, pp. 489-495 (capítulo 44: “Desonestidade na igreja”).
Ano bíblico: Levítico 8-10
1. A CAUSA DA MALDIÇÃO
A • Assim que Acã finalmente confessou seu crime, após ser identificado por Deus como o culpado em Israel, como Josué agiu? Josué 7:22 e 23.
Js 7:22 e 23 — Então Josué enviou mensageiros, que foram correndo à tenda; e tudo estava escondido na sua tenda, e a prata estava debaixo da capa. 23 Eles pegaram aquelas coisas do meio da tenda e as trouxeram a Josué e a todos os israelitas, e as puseram perante o Senhor.
B • Por que era tão importante que tais pecados fossem revelados? Provérbios 26:2.
Pv 26:2 — Como ao pássaro o vaguear, como à andorinha o voar, assim a maldição sem causa não virá (Almeida Corrigida, Fiel ao Texto Original, 2007).
Acã compreendia bem o significado daquilo que havia retido, e que os tesouros de ouro e prata que ele cobiçava pertenciam ao Senhor. — Testemunhos para a igreja, vol. 3, p. 269.
O pecado de Acã trouxe desastre para a nação toda. Pelo pecado de um homem, o desprazer de Deus repousará sobre a Sua igreja até que a transgressão seja descoberta e removida. A influência a ser mais temida pela igreja não é a de oponentes declarados, infiéis e blasfemadores, mas a daqueles que incoerentemente professam a Cristo. Esses são os que impedem a bênção do Deus de Israel e atraem fraqueza ao Seu povo.
Quando a igreja está em dificuldade, quando há frieza e declínio espiritual, dando lugar à vitória dos inimigos de Deus, então, ao invés de cruzar os braços e lamentar seu triste estado, investiguem os membros se não há um Acã no acampamento. Com humildade e exame de coração, cada um procure descobrir os pecados ocultos que excluem a presença de Deus. — Patriarcas e profetas, p. 497.
Ano bíblico: Levítico 11 e 12
2. ACÃ É RESPONSABILIZADO
A • O que Deus orientou o povo a fazer com Acã? Josué 7:24 e 25. Por que o seu fim é uma advertência para nós, que vivemos tão próximos do término do tempo de graça?
Js 7:24 e 25 — Então Josué e todo o Israel com ele pegaram Acã, descendente de Zerá, e a prata, a capa e a barra de ouro, e os filhos e as filhas dele, bem como seus bois, jumentos e ovelhas, e a sua tenda, e tudo quanto tinha, e levaram-nos ao vale de Acor. 25 E Josué perguntou-lhe: Por que nos trouxeste desgraça? Hoje o Senhor trará desgraça a ti. E todo o Israel o apedrejou; eles os queimaram no fogo e os apedrejaram.
Quando uma crise finalmente vem, [...] e Deus fala a favor do Seu povo, aqueles que pecaram, que têm sido uma nuvem de escuridão e um obstáculo à obra de Deus em favor de Seu povo, podem até ficar alarmados por ter ido tão longe nas queixas e ter atraído desânimo à causa. Assim como Acã, podem até reconhecer que pecaram por causa do terror que sentem. Mas suas confissões ocorrem tarde demais, e não são do tipo que os beneficia, ainda que aliviem a causa de Deus. Essas pessoas não confessam por causa da convicção de seu verdadeiro estado e pelo senso de como sua conduta tem sido ofensiva a Deus. — Testemunhos para a igreja, vol. 3, p. 271.
Há muitos atualmente que considerariam o pecado de Acã como de pouca importância, e desculpariam seu crime; mas é porque não têm uma compreensão do caráter do pecado e de suas consequências, da santidade de Deus e de Seus requisitos. Muitas vezes se ouve a afirmativa de que Deus não é exigente quanto ao fato de prestarmos ou não dedicada atenção à Sua palavra, ou se obedecemos ou não a todos os mandamentos da Sua santa Lei; mas o registro de Seu trato com Acã deveria ser uma advertência para nós. De modo algum Deus inocentará os culpados. — The Review and Herald, 20 de março de 1888.
B • Como e por que o fim de Acã devia ser mantido na memória? Josué 7:26. O que isso deveria significar para nós?
Js 7:26 — E levantaram sobre ele um grande montão de pedras, que permanece até o dia de hoje. E o Senhor Se afastou do ardor da Sua ira. Por isso até hoje aquele lugar chama-se vale de Acor.
Você alguma vez já considerou por que todos os que estavam ligados a Acã também receberam a punição divina? É porque não haviam sido capacitados e educados de acordo com as instruções dadas no grande padrão da Lei de Deus. Os pais de Acã haviam educado o filho de modo a fazê-lo sentir-se livre para desobedecer à Palavra do Senhor. Os princípios impressos na vida dele o levaram a lidar com seus próprios filhos de tal maneira que também os corrompeu. As mentes agem e reagem entre si, e a punição que incluía os familiares de Acã revela o fato de que todos ao seu redor estavam envolvidos na transgressão. — The SDA Bible Commentary [E. G. White Comments], vol. 2, p. 998.
Ano bíblico: Levítico 13 e 14
3. O LODO DA GANÂNCIA
A • O que havia atraído Acã ao pecado? Tiago 1:13-15.
Tg 1:13-15 — Quando tentado, ninguém deve dizer: Sou tentado por Deus, pois Deus não pode ser tentado pelo mal e a ninguém tenta. 14 Mas cada um é tentado quando atraído e seduzido por seu próprio desejo. 15 Então o desejo, tendo concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, após se consumar, gera a morte.
A cobiça de Acã foi despertada pela visão daquela custosa capa babilônica; mesmo quando, por causa dela, foi colocado frente a frente com a morte, ele a chamou de “uma boa capa” (Josué 7:21). Um pecado havia levado a outro, e ele se apropriou da prata e do ouro dedicados ao tesouro do Senhor — roubando a Deus das primícias da terra de Canaã.
O pecado mortal que levou à ruína de Acã tinha sua raiz na cobiça, um dos mais comuns entre todos os pecados, e o mais levemente considerado. Ao passo que outras ofensas enfrentam investigação e punição, raríssimas vezes a quebra do décimo mandamento recebe censura. A lição da história de Acã representa a enormidade desse pecado e suas terríveis consequências. — Patriarcas e profetas, p. 496.
B • Explique como o pecado da cobiça é uma negação da fé. Hebreus 13:5.
Hb 13:5 — Seja a vossa vida isenta de ganância e contentai-vos com o que tendes; porque Ele mesmo disse: Nunca te deixarei, jamais te desampararei.
A cobiça é um mal de desenvolvimento gradativo. Acã alimentou a ganância por lucro até que se tornou um hábito, prendendo-o em correntes quase impossíveis de ser rompidas. Enquanto alimentava esse mal, Acã teria ficado cheio de horror com o pensamento de que suas atitudes pudessem atrair desgraça a Israel; mas suas percepções foram diminuídas pelo pecado, e quando a tentação veio, ele caiu como presa fácil.
Pecados semelhantes não são ainda cometidos, apesar de advertências tão claras e solenes? Recebemos uma proibição tão direta de alimentar a cobiça quanto Acã de se apropriar indevidamente dos despojos de Jericó. [...]
Em toda parte, a trilha lodosa da cobiça é vista. Cria descontentamento e divergência nas famílias; atiça a inveja e o ódio dos pobres contra os ricos; estimula a tirânica opressão dos ricos contra os pobres. E esse mal não existe somente no mundo, mas na igreja. Como é comum encontrar na própria comunidade egoísmo, avareza, excessos, negligência da obra de caridade e o roubo a Deus nos “dízimos e ofertas”. Entre os membros da igreja “em boa e regular posição” há, infelizmente, muitos Acãs. — Ibidem, pp. 496 e 497.
Ano bíblico: Levítico 15 e 16
4. ESCAPANDO DA ARMADILHA
A • Que advertências são repetidas a nós contra a cobiça de qualquer coisa que não nos pertença? Lucas 12:15; 1 João 2:15-17. Como esse pecado atravanca a obra de Deus?
Lc 12:15 — E disse ao povo: Cuidado! Evitai todo tipo de cobiça; pois a vida do homem não consiste na grande quantidade de coisas que ele possui.
1Jo 2:15-17 — Não ameis o mundo nem o que nele há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. 16 Porque tudo o que há no mundo, o desejo da carne, o desejo dos olhos e o orgulho dos bens, não vem do Pai, mas sim do mundo. 17 Ora, o mundo passa, bem como seus desejos; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.
É essa crescente devoção ao ganho de dinheiro — o egoísmo que o desejo de lucro gera — que remove o favor de Deus da igreja e enfraquece sua espiritualidade. Quando a cabeça e as mãos estão constantemente ocupadas em planejar e trabalhar em prol do acúmulo de riquezas, as reivindicações de Deus e da humanidade são esquecidas. — Testemunhos para a igreja, vol. 4, p. 82.
Ao invés de darmos tudo para Cristo, muitos entre nós têm tomado uma parte do ouro e uma boa capa babilônica, escondendo essas coisas no acampamento. Se a presença de um só Acã foi suficiente para enfraquecer todo o acampamento de Israel, ficaremos surpresos com o pequeno sucesso alcançado por nossos esforços quando toda igreja e quase toda família têm seu Acã? — Ibidem, vol. 5, p. 157.
B • Que outros pecados relacionados à cobiça Deus odeia em especial? Provérbios 6:16-19. Como Deus nos vê quando alimentamos esses pecados?
Pv 6:16-19 — Seis coisas o Senhor detesta, sim, sete Ele abomina: 17 olhos arrogantes, língua mentirosa e mãos que derramam sangue inocente; 18 coração que faz planos perversos, pés que se apressam a praticar o mal; 19 testemunha falsa que profere mentiras e o que semeia inimizade entre irmãos.
Vários pecados que são nutridos e praticados por professos cristãos atraem o desagrado de Deus sobre a igreja. No dia em que o livro de registro do Céu for aberto, o Juiz não expressará em palavras a culpa do homem, mas lançará um olhar penetrante e convincente, e todo ato e transgressão da vida estarão vividamente gravados na memória do malfeitor. A pessoa não precisará ser procurada de tribo a família como nos dias de Josué, mas seus próprios lábios confessarão sua vergonha, egoísmo, cobiça, desonestidade, dissimulação e fraude. Seus pecados, ocultos do conhecimento do homem, serão proclamados, por assim dizer, do alto dos telhados.
A influência que deve ser mais temida pela igreja não é a de opositores abertos, dos infiéis e blasfemos, mas dos incoerentes seguidores de Cristo. Esses é que afastam as bênçãos divinas de Israel e trazem fraqueza à igreja; uma vergonha que não é facilmente eliminada. — Ibidem, vol. 4, p. 493.
O Espírito [de Deus] é ofendido pelo orgulho, extravagância, desonestidade e fraude aos quais se entregam alguns que afirmam ser piedosos. Todas essas coisas atraem o desagrado de Deus sobre o Seu povo. — Ibidem, p. 491.
Ano bíblico: Levítico 17-19
5. TRANSPARÊNCIA NO COMÉRCIO
A • Que entendimento pode nos ajudar a colocar a Deus e ao nosso próximo à frente de nosso desejo natural de ganhos seculares? Provérbios 15:3; Colossenses 3:1-3.
Pv 15:3 — Os olhos do Senhor estão em todo lugar, vigiando os maus e os bons.
Cl 3:1-3 — Já que fostes ressuscitados com Cristo, buscai as coisas de cima, onde Cristo está assentado à direita de Deus. 2 Pensai nas coisas de cima e não nas que são da Terra; 3 pois morrestes, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus.
O costume mundano de enganar nos negócios não é exemplo para os cristãos. Eles não devem se desviar da perfeita integridade, mesmo nas mínimas coisas. Vender um artigo por preço maior do que seu valor real, tirando vantagem da ignorância dos compradores, é fraude. Ganhos ilegais, pequenos truques nos negócios, exagero, competição, oferecer uma quantia inferior a um irmão que está procurando fazer um negócio honesto — essas coisas estão corrompendo a pureza da igreja e arruínam sua espiritualidade.
O mundo dos negócios não está fora dos limites do governo de Deus. O cristianismo não deve ser meramente mostrado no sábado e exibido no santuário; é para todos os dias da semana e todos os lugares. Suas exigências devem ser reconhecidas e obedecidas no local de trabalho, no lar e nas transações comerciais com os irmãos e com o mundo. — Testemunhos para a igreja, vol. 4, p. 494.
A primeira igreja cristã não tinha os privilégios e oportunidades que temos. Eram pessoas pobres que sentiam o poder da verdade. O objetivo diante de si era suficiente para encorajá-las a investir tudo. Achavam que a salvação ou perdição do mundo dependia de cumprirem sua parte. Por isso doavam tudo e estavam dispostas a ir ou vir de acordo com a vontade do Senhor.
Sempre dizemos que somos governados por esses mesmos princípios, que temos o mesmo espírito. [...] Partamos individualmente para a obra de estimular outros pelo nosso exemplo de beneficência desinteressada. — Ibidem, vol. 5, pp. 156 e 157.
Ano bíblico: Levítico 20-22
PARA VOCÊ REFLETIR
1. O que mais impede a bênção de Deus e enfraquece o Seu povo?
2. Como eu posso influenciar os jovens do mesmo modo que Acã influenciava seus filhos?
3. Como posso evitar ceder às raízes iniciais da cobiça?
4. Que perigo nos ronda, especialmente quando compramos ou vendemos algo usado?
5. Como posso escapar da armadilha comum de cobiçar ganhos seculares?
FONTE: https://crescermais.org/artigos/ler/licao6-1-2019
POR FAVOR, COMPARTILHE ESTA MENSAGEM COM TODOS (AS) QUE VOCÊ CONHECE. OBRIGADO.