VOCÊ É CRISTÃO (Ã)? SE SIM, JESUS NOS CHAMA A NOS POSICIONARMOS...




































VOCÊ É CRISTÃO (Ã)? SE SIM, JESUS NOS CHAMA A NOS POSICIONARMOS...
TETELESTAI
O Significado do Cordeiro Pascal Macho
QUEM FOI ELI?
Eli era descendente de Arão através
de Itamar
(cf. 1 Samuel 22:20; 1 Reis 2:27; 1
Crônicas 24:3) Mas sua descendência não é citada na lista de 1 Crônicas 6 por
causa do julgamento de Deus sobre sua família.
O sacerdote Eli e Samuel
Eli ministrava no Tabernáculo que
havia sido levantado em Siló após o tempo de peregrinação no deserto (cf. Josué
18:1; Juízes 18:31). Ele aparece na narrativa bíblica no episódio em que Ana,
esposa de Elcana, orou a Deus pedindo por um filho.
Inicialmente o sumo sacerdote Eli
mostrou certa falta de sensibilidade espiritual ao interpretar de forma
equivocada a atitude de Ana.
Ele pensou que aquela mulher devotada
estava embriagada (1 Samuel 1:14). Mas depois que ela lhe explicou suas razões,
Eli a despediu com uma bênção (1 Samuel 1:17).
Deus atendeu ao pedido de Ana e abriu
sua madre. Ana deu à luz a Samuel e tão logo cumpriu o voto que havia feito ao
Senhor. Ela levou o menino a Siló para ter uma vida dedicada ao serviço de
Deus. Isso significa que o pequeno Samuel ficou aos cuidados do sumo sacerdote
Eli (1 Samuel 3:1). Mais tarde, foi o próprio Eli quem instruiu Samuel quanto à
percepção da voz do Senhor que lhe chamava (1 Samuel 3:9). Naquele tempo Eli já
era um homem idoso (1 Samuel 2:22).
Os pecados dos filhos de Eli
O grande problema de Eli foi seus
filhos
. Ele era pai de dois homens
incrédulos, Hofni e Finéias. Como Eli já tinha a idade muito avançada, seus
filhos passaram a ter cada vez mais responsabilidades no serviço do
Tabernáculo.
Mas os dois filhos de Eli não tinham
qualquer temor a Deus e nem respeito pelo próprio pai. Eles transgrediam a Lei
de Deus de muitas maneiras. Eles violavam a regulamentação acerca das ofertas e
sacrifícios ao Senhor, e se apropriavam daquilo que era consagrado a Deus (1
Samuel 2:12). Além disso, eles seduziam as mulheres que se ocupavam de forma
voluntária de algum serviço relacionado ao funcionamento do Tabernáculo.
A prática pecaminosa e imoral dos
filhos de Eli era conhecida por todo o Israel e influenciava negativamente o
povo (1 Samuel 2:22-24). A Bíblia mostra a tentativa patética de Eli de
repreender seus filhos. Mas eles já estavam com suas mentes cauterizadas pelo
pecado e tinham atingido um nível de endurecimento tão profundo que o juízo de
Deus sobre eles era inevitável (1 Samuel 2:25).
O juízo de Deus à casa de Eli
Eli é sempre lembrado como uma figura
trágica que não tinha controle sobre sua própria casa. Embora ele não apareça
na Bíblia participando diretamente dos pecados de seus filhos, ele acabou
participando deles por omissão. O erro fatal que Eli cometeu foi o de honrar
mais os seus filhos do que ao Senhor. Além disso, parece que ele acabava se
beneficiando indiretamente do comportamento ganancioso de seus filhos (1 Samuel
2:29).
Por tudo isso Deus derramou seu juízo
sobre à casa de Eli. Antes, Ele enviou um profeta, sobre quem nada sabemos, mas
que anunciou o julgamento do Senhor. O homem de Deus denunciou a forma com que
Eli e seus filhos negligenciaram o serviço a Deus e desprezaram a grande dádiva
do ofício sacerdotal que lhes fora confiado.
Em seguida, o profeta avisou que a
linhagem sacerdotal em Israel não seria mais contada através de sua casa. Na
prática, isso significou que a linhagem sacerdotal passou a ser considerada
através da descendência de Eleazar, o outro filho de Arão. Essa mesma mensagem
foi novamente confirmada através do jovem profeta Samuel (1 Samuel 3:1-21).
Deus também avisou a Eli que seus
filhos morreriam no mesmo dia, e que ele seria o último homem idoso de sua
casa. Todos os outros haveriam de morrer no auge da idade (1 Samuel 2:32,33).
Mais tarde, muitos descendentes de
Eli foram dizimados durante o massacre promovido por Saul em Nobe (1 Samuel
22:17-19). Nos dias de Davi, os descendentes dos sacerdotes através de Eleazar
eram duas vezes mais numerosos do que aqueles que descendiam de Itamar, isto é,
da casa de Eli (1 Crônicas 24:4). Por fim, durante o governo do rei Salomão,
Abiatar, que descendia de Eli, foi retirado do sacerdócio e a casa de Eleazar
prevaleceu definitivamente (1 Reis 2:26-27).
A morte de Eli
A morte de Eli se deu num contexto de
verdadeira tragédia. Os israelitas estavam em guerra contra os filisteus e os
filhos de Eli levaram a Arca do Senhor à batalha como um tipo de talismã. Mas o
exército israelita foi duramente derrotado. Os dois filhos de Eli que seguravam
a Arca da Aliança foram mortos e a Arca foi capturada pelo exército inimigo.
Eli estava assentado numa cadeira ao
pé do caminho com o coração apertado – especialmente por conta da Arca do
Senhor que estava na batalha. Provavelmente ele sabia que o fato de seus filhos
perversos estarem responsáveis pela Arca, não poderia resultar em boa coisa.
Naquela ocasião ele já tinha perdido
a visão. Então um mensageiro da tribo de Benjamim foi até ele e lhe deu às más
notícias. O mensageiro avisou que seus filhos estavam mortos e que a Arca tinha
sido tomada.
Curiosamente o que realmente provocou
a reação que matou Eli foi a informação da perda da Arca, e não a morte de seus
filhos e a derrota do exército israelita. O homem que tinha vivido parte de sua
vida dando mais importância aos filhos do que tendo zelo pelas coisas do
Senhor, ironicamente acabou morrendo ao demonstrar maior preocupação pela Arca
de Deus.
A Bíblia diz que quando Eli recebeu a
notícia sobre a perda da Arca, ele caiu da cadeira para trás e quebrou o
pescoço. Quando sua nora grávida, a esposa de Finéias, ouviu as más notícias,
entrou em trabalho de parto. Ela deu à luz a um menino, e antes de morrer lhe
chamou de Icabô, dizendo: “Foi-se a glória de Israel” (1 Samuel 4:21). Ela
disso isso porque sabia que seu marido e sogro foram responsáveis pela
calamidade em Israel com a perda da Arca do Senhor. O sumo sacerdote Eli morreu
aos noventa e oito anos.
O legado de Eli
A Bíblia diz que Eli julgou Israel
durante quarenta anos. É possível que esse período de liderança de Eli tenha
coincidido, pelo menos em parte, com as ações de Sansão e com as atividades de
outros juízes daquele mesmo período (cf. Juízes 12-16). Durante todo esse tempo
ele esteve em Siló.
Certamente Eli ficou marcado na
Bíblia de forma negativa. Sua conduta nos ensina, principalmente, acerca do
perigo de não zelar pela obra do Senhor. E outras palavras, sua vida é um
testemunho de que devemos sempre priorizar a honra de Deus e não ser omisso ao
pecado.
Mas também é preciso reconhecer que
houve algo de bom na vida de Eli. Conforme observa R. L. Harris, Eli
corretamente exortou Ana à santidade e a abençoou por sua fé. Além disso,
certamente ele teve grande participação no crescimento de Samuel. Na verdade,
obviamente ele fez melhor com Samuel do que com seus próprios filhos.
FONTE: https://estiloadoracao.com/quem-foi-eli-na-biblia/
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O Perigo de mentir e
tentar enganar o Eterno, vivendo segundo suas paixões...
Pecar e achar que nunca será punido(a)...
Os pecados dos filhos de Eli
Ora, os filhos de Eli eram homens
ímpios; não conheciam ao Senhor. APESAR DE SEREM SACERDOTES;
Porquanto o costume desses sacerdotes
para com o povo era que, oferecendo alguém um sacrifício, e estando-se a cozer
a carne, vinha o servo do sacerdote, tendo na mão um garfo de três dentes, e o
metia na panela, ou no tacho, ou no caldeirão, ou na marmita; e tudo quanto a
garfo tirava, o sacerdote tomava para si. Assim faziam a todos os de Israel que
chegavam ali em Siló;
Também, antes de queimarem a gordura,
vinha o servo do sacerdote e dizia ao homem que sacrificava: Dá carne de assar
para o sacerdote; porque não receberá de ti carne cozida, mas crua. se lhe
respondia o homem: Sem dúvida, logo há de ser queimada a gordura e depois toma
quanto desejar a tua alma; então ele lhe dizia: Não hás de dá-la agora; se não,
à força a tomarei. Era, pois, muito grande o pecado destes mancebos perante o
Senhor, porquanto os homens vieram a desprezar a oferta do Senhor.
Eli repreende seus filhos
Eli era já muito velho; e ouvia tudo
quanto seus filhos faziam a todo o Israel, e como se deitavam com as mulheres
que ministravam à porta da tenda da revelação. E disse-lhes: Por que fazeis
tais coisas? pois ouço de todo este povo os vossos malefícios. Não, filhos
meus, não é boa fama esta que ouço. Fazeis transgredir o povo do Senhor. Se um
homem pecar contra outro, Deus o julgará; mas se um homem pecar contra o
Senhor, quem intercederá por ele? Todavia eles não ouviram a voz de seu pai,
porque o Senhor os queria destruir. E o menino Samuel ia crescendo em estatura
e em graça diante do Senhor, como também diante dos homens.
Profecia contra a casa de Eli
Veio um homem de Deus a Eli, e lhe disse: Assim diz o Senhor: Não me revelei, na verdade, à casa de teu pai, estando eles ainda no Egito, sujeitos à casa de Faraó? E eu o escolhi dentre todas as tribos de Israel para ser o meu sacerdote, para subir ao meu altar, para queimar o incenso, e para trazer o éfode perante mim; e dei à casa de teu pai todas as ofertas queimadas dos filhos de Israel. Por que desprezais o meu sacrifício e a minha oferta, que ordenei se fizessem na minha morada, e por que honras a teus filhos mais de que a mim, de modo a vos engordardes do principal de todas as ofertas do meu povo Israel? Portanto, diz o Senhor Deus de Israel: Na verdade eu tinha dito que a tua casa e a casa de teu pai andariam diante de mim perpetuamente. Mas agora o Senhor diz: Longe de mim tal coisa, porque honrarei aos que me honram, mas os que me desprezam serão desprezados. Eis que vêm dias em que cortarei o teu braço e o braço da casa de teu pai, para que não haja mais ancião algum em tua casa. E tu, na angústia, olharás com inveja toda a prosperidade que hei de trazer sobre Israel; e não haverá por todos os dias ancião algum em tua casa. O homem da tua linhagem a quem eu não desarraigar do meu altar será para consumir-te os olhos e para entristecer-te a alma; e todos es descendentes da tua casa morrerão pela espada dos homens. E te será por sinal o que sobrevirá a teus dois filhos, a Hofni e a Finéias; ambos morrerão no mesmo dia. E eu suscitarei para mim um sacerdote fiel, que fará segundo o que está no meu coração e na minha mente. Edificar-lhe-ei uma casa duradoura, e ele andará sempre diante de meu ungido. Também todo aquele que ficar de resto da tua casa virá a inclinar-se diante dele por uma moeda de prata e por um pedaço de pão, e dirá: Rogo-te que me admitas a algum cargo sacerdotal, para que possa comer um bocado de pão. 1 Samuel 2:30
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Por Que Moisés Não Entrou na Terra Prometida?
Moisés não entrou na Terra Prometida porque num momento de impaciência ele não tomou a Palavra de Deus de forma apropriada. Consequentemente, ele falhou em reconhecer a santidade e a glória de Deus diante do povo.
O texto bíblico que explica por que Moisés não entrou na Terra Prometida está registrado no Pentateuco, no Livro de Números. A Bíblia diz que certa vez, durante a peregrinação do povo de Israel pelo deserto, faltou água para beber, e os israelitas ficaram muito irritados.
Então rapidamente eles começaram a murmurar e a fazer oposição a Moisés e a Arão. Ingratos com o livramento que Deus havia dado a eles ao tirá-los do Egito, e incrédulos mesmo depois de tantas demonstrações do poder de Deus, os israelitas começaram a falar que Moisés e Arão não deviam tê-los levado ao deserto.
De acordo com eles, teria sido melhor ter ficado no Egito, ao invés de morrer no deserto com fome e sede (Números 20:2-5). A verdade é que toda vez que os israelitas encontravam alguma dificuldade, eles reclamavam a Moisés e a Arão, questionavam a liderança deles, e lamentavam não terem permanecido no Egito.
O pecado de Moisés e a disciplina do Senhor
Diante da reclamação do povo, Moisés e Arão se prostraram na porta do Tabernáculo, e a glória do Senhor se manifestou a eles. Então Deus ordenou que Moisés pegasse a vara e, juntamente com Arão, reunisse a comunidade israelita. Diante do povo, eles tinham de falar a uma rocha, porque dela haveria de verter água para saciar todo o povo e os seus rebanhos (Números 20:8).
O problema foi que Moisés e Arão reuniram o povo conforme a ordem do Senhor, mas agiram de forma inconsequente. O texto bíblico registra a declaração de Moisés: “Ouvi agora, rebeldes, será que teremos que fazer sair água desta rocha para lhes dar?” (Número 20:10). Em seguida, o texto bíblico do Livro de Números diz que Moisés ergueu o seu braço e bateu com violência na rocha duas vezes com a vara, e água jorrou da rocha saciando a sede do povo e de seus rebanhos (Números 20:11).
Logo após a atitude imprudente de Moisés, veio também a repreensão da parte de Deus. A Bíblia diz que o Senhor falou a Moisés e a Arão: “Como vocês não confiaram em mim para honrar minha santidade diante dos filhos de Israel, por isso vocês não conduziram este povo para a terra que lhes dei” (Números 20:12).
Moisés não entrou na Terra Prometida
A declaração disciplinadora do Senhor nos ajuda a entender por que Moisés não entrou na Terra Prometida. Em primeiro lugar, Moisés deixou que o seu impulso tomasse a frente de sua fé. Quando isso acontece, o homem fica vulnerável a ponto de falhar em seu ponto mais forte. A Bíblia diz que Moisés era o homem mais manso da terra; mas naquele momento lhe faltou justamente a mansidão (Números 12:3).
Em segundo lugar, Moisés não obedeceu a ordem do Senhor. Deus havia dito para ele falar à rocha, mas ele fez diferente. Ele agiu com violência e feriu a rocha duas vezes. Então, em terceiro lugar, com sua atitude Moisés não apenas foi desobediente e impaciente, mas também desonrou a santidade de Deus diante dos israelitas.
Esse ponto é melhor compreendido à luz do simbolismo da rocha em conexão com o Senhor. Anteriormente Deus já havia se identificado simbolicamente com uma rocha ferida para saciar a sede do seu povo (Êxodo 17:6). E o Novo Testamento interpreta a rocha ferida por Moisés em Massa como uma figura de Cristo que suportou o castigo em prol do povo de Deus (1 Coríntios 10:4).
Por isso que mais tarde a atitude de Moisés ao ferir a rocha com violência quando Deus havia dito que ele apenas falasse à rocha, desprezava o profundo significado da manifestação do Senhor e não honrava a sua santidade.
Consequentemente, Moisés acabou usurpando o lugar de Deus fazendo conforme a sua própria vontade. Diante de toda a congregação de Israel, Moisés falou como se ele e Arão fossem os verdadeiros responsáveis por saciar a sede do povo fazendo sair água daquela rocha. Isso significa que inevitavelmente ele glorificou a si mesmo ao invés de glorificar o Senhor.
Então considerando todos esses fatores, podemos entender por que Moisés não entrou na Terra Prometida. Inclusive, o fato de Deus ter repreendido Arão na mesma ocasião, indica que ele também esteva envolvido no ato de seu irmão.
FONTE: https://estiloadoracao.com/por-que-moises-nao-entrou-na-terra-prometida/
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